Fechar
Popup

Seminário São José

 
 
Vicariato

O mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo de que todos os seus seguidores devem levar a sua Boa Nova a todos os cantos do mundo depende, essencialmente, da participação e da vontade humanas. A Igreja de Cristo é a continuadora da obra redentora do Salvador no tempo, fazendo valer a promessa messiânica de que as portas do inferno jamais prevalecerão sobre ela.

É com esse espírito de obediência e de submissão ao poder do Deus Altíssimo que o Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro procura formar aqueles homens que, chamados pelo Senhor a segui-Lo mais de perto, realizam em nome desse mesmo Deus, pela força do Santo Espírito e pelos méritos do Redentor o cumprimento do mandato divino.
Formando sacerdotes desde 1793, temos o orgulho de ser o Seminário mais antigo do Brasil. Com localização geográfica privilegiada, muito próximo do Centro da cidade e da zona sul, ao lado do bairro da Tijuca e a poucos minutos da Avenida Brasil, via que liga quase toda a cidade, o Seminário São José não mede esforços para continuar como uma referência de boa formação e de confiabilidade neste processo que começa com a decisão inicial dos vocacionados até o ápice do tempo formativo que é a ordenação sacerdotal.

O resultado de mais de dois séculos e meio de existência pode ser verificado por números que não deixam margem de dúvida sobre a excelência do ensino e da pedagogia espiritual utilizada no Seminário São José: até hoje mais de 70 bispos frequentaram os quartos e as salas de aulas desta casa. Indo ao encontro do Bom Pastor que chama pelo nome as suas ovelhas, colocamo-nos à disposição de Nosso Senhor Jesus Cristo e buscamos atrapalhar menos a sua Graça.
A formação do sacerdote deve ser, em sua totalidade, cuidadosa e criteriosa. Por isso, o seu alcance em relação às dimensões existentes no homem deve acompanhar essa exigência. É por esta razão que aqui procura - se manter como centro do processo formativo as diretrizes anunciadas em um dos principais documentos sobre a formação de presbíteros. A Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Dabo Vobis, do saudoso Beato Papa João Paulo II, elenca quatro dimensões que são imprescindíveis para uma boa formação dos futuros clérigos e que temos como elementos basilares de nossa formação: formação humana, espiritual, intelectual e pastoral.

Para que o Seminário São José possa continuar esse grande trabalho para a Igreja, é preciso que tenhamos sempre mais vocacionados. Daí surge a necessidade de uma contínua promoção vocacional, que o Seminário não cessa de realizar. Contando com a imprescindível ajuda da Obra das Vocações Sacerdotais, nossa querida OVS, com os grupos vicariais de discernimento vocacional, com a Missão Vocacional e, sobretudo, pelo Grupo Vocacional Arquidiocesano, nosso Seminário está em estado permanente de acolhimento a todos os rapazes que desejam discernir o chamado de Deus.


 

 
 
(21) 2569-6312 / (21) 2568-8374
Rua São Francisco Xavier, 75 - Tijuca
Rio de Janeiro/RJ - 20550-010
vnorterj@gmail.com
Copyright © 2018 Vicariato Norte.
Todos os direitos reservados