Vicariato

 
 
Vicariato
Os Vicariatos fazem parte da organização da Igreja, afim de um trabalho pastoral mais próximo e dinâmico do povo de Deus. Dentro de cada diocese existem um ou mais Vicariatos. 

Os Vicariatos Episcopais são um instrumento evangelizador mais descentralizado, colaboram para o atendimento às exigências da ação evangelizadora em cada grande área geográfica ou ambiental, organizando melhor o trabalho e as relações pastorais. Já os Vicariatos Territoriais, por sua vez, são divididos em áreas pastorais menores, designadas pelo Código de Direito Canônico como Foranias, que agrupam algumas paróquias. 

O vigário episcopal (presbítero colaborador do bispo), é nomeado pelo Arcebispo, que formará a Coordenação do Vicariato, com os representantes das foranias. Cada Vicariato envia representantes para comporem a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Os vigários episcopais cultivam uma estreita relação pastoral com o arcebispo, na medida em que colaboram com o governo pastoral da Arquidiocese. Eles multiplicam e difundem o próprio ministério do arcebispo.
 
(21) 2569-6312 / (21) 2568-8374
Rua São Francisco Xavier, 75 - Tijuca
Rio de Janeiro/RJ - 20550-010
vnorterj@gmail.com
Copyright © 2018 Vicariato Norte.
Todos os direitos reservados